top of page

O Levantamento (Medição) de um imóvel rural para o georreferenciamento

USANDO IMAGENS DE SATÉLITES (SENSORES ORBITAIS)

Os vértices obtidos com esta técnica devem ser “amarrados” a pontos de controle com latitudes e longitudes conhecidas e com boa precisão. Assim, através de softwares específicos os pontos levantados por estes equipamentos podem ajustar a imagem para que então os pixels na imagem representem as coordenadas no solo.

É importante lembrar que os pontos obtidos por esta técnica sempre serão do tipo virtual (Tipo V na definição do SIGEF) e terão sua precisão garantida pela resolução da imagem utilizada. Quanto melhor a imagem melhor a precisão das coordenadas do vértice.

São aceitos pelo INCRA quando o trecho levantado é inalcançável por rastreio de gps, possa oferecer risco a segurança do profissional ou situações adversas que inviabilizem outras técnicas.

** Antes de usar uma imagem de satélite no seu georreferenciamento informe-se como INCRA se a situação prevista será possível com o uso desta técnica.

*** Imagens do Google Earth estão proibidas de uso devido a direitos autorais e também a não possuírem os ajustes orbitais necessários para a técnica, estando o profissional sujeito as sanções legais e administrativas quando verificada esta infração.

 

Para mais informações sobre outros métodos de posicionamento leia com atenção do manual técnico de posicionamento do SIGEF no endereço: https://sigef.incra.gov.br/static/documentos/manual_tecnico_posicionamento_1ed.pdf

Atualmente estou com um projeto em andamento utilizando imagens de satélite para definição de um trecho longo de divisa natural, um rio largo, que tem o acesso a suas margens bastante difícil e sua navegação mostrou-se perigosa. Então, logo que homologada a certificação do projeto postarei passo a passo todas as etapas de aquisição da imagem de satélite ortorretificada, sua validação com pontos rastreados no solo, os relatórios desta validação e a aprovação do mesmo pelo SIGEF.

bottom of page