top of page

O Levantamento (Medição) de um imóvel rural para o georreferenciamento

USANDO ESTAÇÃO TOTAL / TEODOLITO

Os levantamentos feitos com equipamentos conhecidos como teodolitos ou estações totais fornecem um bom resultado nas medições de área, suas distâncias lineares e diferenças de altitude, no entanto, para o georreferenciamento se fazem necessários ajustes ao levantamento visto que todas as coordenadas obtidas são do tipo locais e não latitude e longitude como esperados pelo SIGEF.

Então, todos os pontos obtidos por esta técnica devem ser “amarrados” a pontos de latitude e longitude conhecidas e com boa precisão. Assim, através de cálculos matemáticos os pontos levantados por estes equipamentos podem ter suas coordenadas geográficas conhecidas com precisão aceitável.

Estes equipamentos ainda tem bom uso para locais onde não há a possibilidade direta de uso de receptores GPS como: Cânions, densa cobertura vegetal no trecho levantado, presença de construções que obstruam o sinal GPS e outras situações peculiares.

POR QUE O USO DE RECEPTORES GNSS (GPS) E NÃO MAIS A ESTAÇÃO TOTAL?

A medição de uma área usando um GPS será a mesma quando usada uma estação total, desde que usados os mesmos meios matemáticos. No entanto como visto na figura abaixo, duas áreas foram medidas usando uma estação total antes do uso de GPS. Veja que os dois polígonos estão corretos sem que se possa ter certeza que se sobrepõem, se afastam ou sequer estão próximos.

A esquerda um levantamento sem "amarração" a coordenadas geográficas e a direita um levantamento "amarrado" a dois pontos de coordenadas geográficas conhecidas. Assim pode-se georreferenciar os vértices levantados com este equipamento.

 

Para mais informações sobre como efetuar um georreferenciamento utilizando uma estação total leia com atenção do manual técnico de posicionamento do SIGEF no endereço: https://sigef.incra.gov.br/static/documentos/manual_tecnico_posicionamento_1ed.pdf

bottom of page