top of page

Organizando os dados do projeto

Parte 1 - Organizando os dados
 

Imagine a situação onde uma pessoa faz o serviço de campo e escolhe uma forma e local para armazenar a sua parte do trabalho, outra pessoa faz o processamento e desenho e também escolhe os nomes dos arquivos e locais para armazenamento e por fim uma outra pessoa é encarregada de dar andamento ao projeto.

Basta que uma destas anteriores deixe a equipe e seu sucessor terá problemas em dar continuidade a um projeto.

Logo, ter padrões para os nomes de arquivos, locais de armazenagem de documentos, backup e métodos de trabalho são importantes para que qualquer um que venha a suceder possa dar continuidade plena a qualquer projeto.

Aqui será apresentada apenas uma sugestão de como armazenar todos os documentos e arquivos do projeto, cabendo no entanto a cada um definir e decidir sobre qual melhor se adequa ao seu método de trabalho.

Criando uma estrutura de pastas para o seu projeto no computador
Abaixo é mostrada uma figura com um arranjo de pastas e subpastas para um trabalho de georreferenciamento. Uma boa distribuição dos arquivos poderá ser feita a partir dos tipos de arquivos e seus nomes:
a) Os nomes das pastas tem o mesmo nome do cliente seguido do local do imóvel seguido pelo nome do imóvel; assim será muito difícil encontrar duplicidade ao mesmo tempo que quando procurado um projeto que diga respeito ao cliente será mais fácil encontrar o local armazenado.
b) Os nomes dos arquivos devem ser intuitivos para que a partir do nome em si já ser possível presumir do que se trata pois se chamar o arquivo de Mapa.dwg ao se pesquisar no Windows serão encontrados muitos arquivos com o mesmo nome gerando dificuldade de saber de qual imóvel é aquele mapa.
** Nomeando como Geraldo-Manoel-de-Souza_Mapa-Fazenda-Capao-da-Bonita_Uruana-GO.dwg fica alguma dúvida quanto a ser este o arquivo de autocad do mapa da fazenda capao da bonita de propriedade de Geraldo Manoel de Souza ?
bottom of page