top of page

Depois (ou antes) de processados todos os pontos é bastante recomendado que sejam nomeados de acordo com o que será mostrado no projeto. Isto facilita muito a compreensão pelo colaborador no escritório, mesmo que este seja substituído e o novo precisar abrir um projeto antigo para dar continuidade. No mínimo guardado um bom croqui de campo.

Editando os nomes dos vértices processados

Após o pós-processamento

Um croqui de campo não necessariamente precisa de ser eletrônico ou de alta qualidade porem deverá conter informações claras para que qualquer colaborador possa prosseguir com o trabalho de campo sem que haja necessidade da presença do operador de campo junto ao escritório. Abaixo vemos um modelo de croqui de campo após o serviço feito.

Este croqui foi feito originalmente em caderno comum e caneta, imagens de câmera digital comum e posteriormente foi editado no word para fins de arquivamento do serviço.

Um procedimento muito negligenciado nesta etapa é a nomeação correta dos pontos processados ANTES de iniciar a etapa de criação do mapa do imóvel.

A nomeação correta dos pontos se faz necessária para a geração dos relatórios de pós-processamento e arquivamento dos mesmos para uma eventual (acredite acontece mais que possa imaginar) fiscalização pelo INCRA do seu projeto.

Assim, quando forem solicitados os arquivos originais do serviço, os relatórios de pós-processamento, ajustamento da base, arquivos RINEX, todas estas informações estarão armazenadas e disponíveis para a continuidade do projeto por qualquer colaborador do escritório.

bottom of page